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Finalidade
Auxílio financeiro reembolsável ao associado que necessita de recursos para aquisição ou quitação de imóveis, terrenos, lotes e/ou pagamentos de despesas cartorárias.


 Pré-Requisito

  • Ser associado há mais de um ano;
  • Estar em dia com a anuidade e reembolso de benefícios; 
  • Possuir idoneidade cadastral;
  • Ter capacidade de pagamento.
  • Estar adimplente com a anuidade do Crea. (Mediante apresentação de certidão de regularidade)


Limite de financiamento

  • Comprometimento de até 30% da renda bruta familiar, limitado a 80 salários mínimos. *

    * A Diretoria Regional poderá limitar o comprometimento de renda bem como o teto do benefício observando a disponibilidade orçamentária e financeira bem como as exigências e critérios de cada carteira.
  • A Diretoria Regional poderá limitar o comprometimento de renda bem como o teto do benefício observando a disponibilidade orçamentária e financeira bem como as exigências e critérios de cada carteira

Comprovante da modalidade 

A apresentação dos comprovantes bem como os seus respectivos prazos para entrega estão descritos no Regulamento Geral e respectivo anexo e se dará da seguinte forma:

Orçamento: apresentado junto ao requerimento, contendo as especificações e valores dos imóveis e/ou das despesas cartorárias.

Comprovação da titularidade do imóvel: 

  • Aquisição: Escritura Pública nominal ao Associado*, no caso de quitação de imóvel, lote ou terreno;
  • Quitação: Termo de quitação;

Despesas Cartorárias: Boleto bancário com o respectivo comprovante de pagamento.

* Excepcionalmente, a critério da Diretoria Regional, poderão ser aceitos e/ou exigidos outros tipos de documentos em substituição aos mencionados, tais como, Cessão de Direito, Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana –IPTU ou outros documentos que comprovem a propriedade do imóvel.

Nota Fiscal:  nominal ao associado, contendo a descrição do bem adquirido, valor, CNPJ, Inscrição Estadual, Razão Social e endereços, estar dentro do prazo de validade fiscal.

Prazo de reembolso

Em até 42 meses.

Juros e correção

Sobre o saldo devedor do empréstimo, incidirá, mensalmente, a correção monetária calculada pelo INPC/IBGE médio dos últimos 12 meses, acrescida de juros de 0,30% a 0,45% ao mês, considerando o período de reembolso do benefício.

Encargos

Serão debitadas do empréstimo a taxa de administração, no valor de R$ 52,00 - para cobrir as despesas bancárias e de correio -, e a Quota de Quitação de Benefício (QQB) - que garante a quitação do pagamento do empréstimo em caso de falecimento ou invalidez total e permanente por acidente do associado, conforme disposto na Normatização Específica da QQB. Download da Normatização Específica da QQB ( 57 Kb ). Requerimento QQB ( 81 Kb ).

Requerimento

Deve ser preenchido e assinado pelo associado. Download do Requerimento ( 155 Kb ).
Documentação exigida. Download da Relação de documentos ( 214 Kb ).

 Em caso de dúvida na interpretação dos dizeres citados e demais informações, prevalecerá o disposto no Regulamento Geral da Carteira de Benefícios Reembolsáveis e no Anexo XI - Benefício Reembolsável Imobiliário – RB16.

Download do Regulamento Geral da Carteira de Benefícios Reembolsáveis

Download Anexo XI - Benefício Reembolsável Imobiliário – RB16

​Obs.: Para comprovar a veracidade das informações prestadas, a MÚTUA quando julgar necessário, poderá proceder averiguações, solicitar documentos complementares não relacionados acima ou requerer prova dos itens  adquiridos pelos associados e/ou seus dependentes.

 

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